Diario de Pernambuco – 27/03/2014

Telhados verdes em discussão na Câmara Municipal

Foto: Maira Baracho/DP/D.A Press

Foto: Maira Baracho/DP/D.A Press

Arquitetos urbanistas, engenheiros, paisagistas e representantes do governo e da sociedade civil se reuniram na tarde desta quinta-feira (27) na Câmara Municipal do Recife para discutir a implantação de telhados verdes na cidade. A ideia faz parte do projeto de 067/2013 do vereador Eurico Freire, do Partido Verde e, além das coberturas ecológicas dos edifícios, sugere ainda a construção de reservatórios de acumulo ou de retardo. O documento já está tramitando na casa.
Segundo o projeto, a implantação  das propostas se tornaria obrigatória para novas construções e daria uma contribuição para duas questões problemáticas para o cotidiano da cidade: o excesso de calor e a dificuldade de escoamento nos períodos de chuva. O autor, o vereador Eurico Freire, ressaltou o impacto que as condições de temperatura podem significar na saúde da população com a formação de ilhas de calor.
Na ocasião, foram agregados ao diálogo registros de exemplos onde os telhados ecológicos tiveram sucesso e refletiram na diminuição de até 6°C na temperatura dos edifícios. O público que lotou o Plenarinho da Câmara Municipal concordou com as alternativas propostas, mas ressaltou a importância de serem articuladas com outras ações que reflitam também sobre o contexto da cidade de forma mais ampla, abrangendo questões de igual relevância como trânsito, cuidado com o lixo e preservação de patrimônio.

 

Catarina

Você também pode gostar

Deixe seu comentário