Prédios poderão ter que adotar telhado verde a partir do próximo ano
Buscar a sustentabilidade ambiental em uma das cidades mais verticalizadas do país não é tarefa fácil, mas a forte presença de prédios de grande porte, geralmente associada a problemas como o aumento do calor e a redução de áreas verdes, pode ser aproveitada para tornar a metrópole mais agradável através de projetos simples. Um exemplo é o “telhado verde”, que deve passar a ser obrigatório para edifícios residenciais com mais de quatro andares construídos a partir de 2014 na capital pernambucana.
A proposta da Prefeitura do Recife, apresentada nessa segunda-feira (18), à Câmara de Vereadores, consiste em condicionar o licenciamento ambiental de construções com mais de 400 m2 – também com fins comerciais – à instalação de cobertura vegetal no topo do espigão, o que pode mudar drasticamente a sensação térmica nas áreas mais urbanizadas – onde a temperatura chega a variar até 7°C – e, pasmem, evitar problemas históricos que desafiam o município, como o problema de enchentes durante o período de chuvas.
De acordo com o prefeito Geraldo Julio, o projeto de lei foi assinado nesta semana e segue para apreciação dos vereadores, podendo ter efeitos sentidos já a partir de 2014.
Fonte: Diario de Pernambuco