No último dia 12 de janeiro, o prefeito do Recife Geraldo Julio, sancionou uma lei que obriga os proprietários de edifícios com mais de quatro pavimentos e com mais de quatrocentos metros quadrados a instalar um telhado verde. Esse projeto que o prefeito transformou em lei, é para diminuir o efeito do calor na cidade, tornando a cidade com um clima suportável. O prefeito acredita ainda que em pouco tempo a paisagem do Recife deverá se tornar muito mais bonita aos olhos principalmente dos visitantes.
Segundo a diretora da Ecogreen Ideias Sustentáveis, Catarina Durães, o telhado verde está ao alcance de qualquer um, mas ela alerta que só pode ser instalado em locais que ofereça uma cobertura segura e condições necessárias.
Ela alerta que esse tipo de vegetação é instalado sob uma área superior seja sobre as telhas ou sobre cobertura de laje e podem também ser instalados em casas próprias. Catarina Durães, declarou que a vegetação na cobertura dos prédios é uma grande solução para o clima.
Apesar do telhado verde ter seus benefícios, mas não é uma coisa barata para sua implantação, no ano passado quando a lei foi aprovada pela Câmara Municipal do Recife, durante a votação, a vereadora Michele Collins do (PP) chegou a insinuar a isenção da lei para templos religiosos. Não conseguiu.