Depois de conhecer a Permacultura e a Agroecologia, criei uma relação diferente com coisas comuns que vejo no dia-a-dia.
Hoje em dia, quando a minha mãe vê uma pilha de folhas ou galhos cortados, na cidade ou no campo, ela grita feliz: “Olha o ouro verde de Mari! Um caminhão aqui, e a gente levava tudo pra cobrir a terra e transformar em solo fértil!”.
Um outro exemplo é quando passo pelos jardins dos prédios nas cidades. Sempre imagino tomates-cereja, manjericão, rúcula, capim-santo, crianças brincando de plantar e a colheita e o cuidado sendo divididos.
O paisagismo funcional vem justamente deste princípio: as coisas ou espaços cumprem funções. Jardins são extremamente úteis e podem ganhar belas funções, como: produção de alimento e remédios naturais, conforto climático, tratamento de águas usadas, cerca-viva para privacidade ou barra-vento, educação, espaços terapêuticos, produção de materiais para artesanato e até construção, entre outros.
É o caso, por exemplo, de um Telhado Verde e a grande lista de serviços que ele presta, como:
retenção de água da chuva (ajuda a prevenir enchentes), serve de abrigo e ambiente para a biodiversidade, purificam o ar, regulam as temperaturas dentro e fora da construção, dentre outras, como a opcional produção de alimentos!
Olhando as práticas comuns do paisagismo no Brasil, vemos o intenso uso de espécies exóticas, ainda que o Brasil seja o país com maior biodiversidade do mundo. Na Austrália, lembro de uma campanha para uso de nativas no paisagismo público e privado, pois as plantas locais são mais adaptadas ao clima e necessitam de menos água. Vale, também, chamar pela admiração e valorização das plantas nativas e de suas funções nos ecossistemas locais, como por exemplo, servir de alimento para pássaros e outros animais.
Neste sentido de um paisagismo mais consciente e dando um passo a mais para a funcionalidade do paisagismo, vêm surgindo iniciativas diversas de hortas urbanas, comunitárias ou privadas. Sim, a função da produção de alimentos parece ser bem atrelada aos jardins. Porém, outras funções, como o tratamento de águas usadas, também merecem destaque.
Abaixo, mostro algumas fotos de sistemas de tratamento de esgotos e águas de pias e chuveiros (águas negras e águas cinzas, respectivamente), em formato de belos jardins que podem encantar o ambiente cumprindo esta bela função de transformar a poluição em consciência.